Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

Levar a própria caneta e não comer ou beber na fila estão entre regras

Publicado em sexta-feira, 27 Novembro, 2020 - 20:57 Por Gésio Passos - Brasília

Partiu, votar! Nesse domingo ocorre o 2º turno das eleições em 57 municípios do país. E para incentivar a população a participar do processo eleitoral, nesta sexta-feira, 16 clubes de futebol da série A participaram de ação do Tribunal Superior Eleitoral nas redes sociais para incentivar o comparecimento às urnas.

O TSE reforça que o movimento é totalmente apartidário e mostra um compromisso da sociedade com as eleições.

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Lembrando que quem não votou no 1º turno, pode e deve comparecer às urnas neste domingo. Mesmo quem ainda não justificou a ausência, que tem até 14 de janeiro para informar ao TSE.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, sendo facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para quem tem 16 e 17 anos.

Os protocolos sanitários para evitar a contaminação pela Covid-19 vão continuar nas seções eleitorais. O uso da máscara é obrigatório pelo eleitor. Quem estiver sem ela será proibido de entrar nas seções.

Além desta proteção, os mesários usarão protetores faciais. A recomendação ainda é que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Não esqueça também do documento de identificação com foto.

Não é permitido ao eleitor se alimentar, beber líquidos ou qualquer ação que necessite retirar a máscara. Reforçando que é proibido usar o celular na cabine de votação.

Depois do pequeno atraso na divulgação dos resultados, o TSE reforçou que foram realizados testes adicionais nos sistemas de soma de votos e de divulgação. Mais de 94 mil urnas serão utilizadas na votação.

As urnas eletrônicas não são conectadas à internet, não sendo vulneráveis a nenhum ataque cibernético. O tribunal reiterou o compromisso com a transparência e com a segurança do processo eleitoral.

Se ainda há dúvidas sobre em quem votar, você pode acessar as informações sobre os candidatos e seus programas de governo na plataforma Divulgacand no site justicaeleitoral.jus.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos pela 30ª rodada do Brasileirão

Pela 30ª rodada do Brasileirão nesse domingo (17),  o Santos venceu Botafogo, São Paulo empatou com Atlético Paranaense e Atlético Mineiro venceu o Atlético Goianiense. 

E hoje Palmeiras enfrenta o Corinthians e o Flamengo joga contra o Goiás. 

Baixar arquivo
Educação

Enem tem abstenção de 51%, a maior da história do exame

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou o Enem um sucesso e responsabilizou a campanha contra a aplicação do exame durante a pandemia como um dos motivos da alta abstenção. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Anvisa aprova vacinas, e doses serão distribuídas nesta segunda

Após aprovação do uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac e de 2 milhões da vacina de Oxford (que ainda não estão em solo brasileiro), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que os imunizantes começam a ser enviados nesta segunda-feira para os estados. O governo de SP já fez a primeira aplicação da CoronaVac na enfermeira negra Mônica Calazans, que atua na linha de frente contra o coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

Pessoas são detidas no Amazonas por descumprir toque de recolher

Só nessa madrugada, 20 pessoas foram detidas em Manaus por não respeitarem o decreto que restringe a circulação de pessoas das 19h às 6h. Estado vive caos na saúde e falta oxigênio para pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Rio tem 1º dia de reabertura das áreas de lazer da orla

O domingo típico de verão - com sol forte e temperaturas elevadas - marcou o primeiro fim de semana de reabertura das áreas de lazer na orla do Rio. E o resultado não foi outro.

Baixar arquivo
Geral

Amazonas prorroga restrições a comércio e circulação de pessoas

O funcionamento das atividades econômicas não essenciais segue suspenso até o dia 31 de janeiro. O toque de recolher das 19h às 6h também está mantido. Crise na saúde do estado envolve até mesmo falta de oxigênio para pacientes - que estão sendo transferidos para outros estados.

Baixar arquivo