Rio registra abstenção de 35% no 2º turno das eleições municipais

Número supera os votos que deram vitória a Eduardo Paes

Publicado em 30/11/2020 - 17:44 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro registrou uma abstenção histórica no segundo turno das eleições municipais. O índice chegou a 35%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o que significa que mais de 1,7 milhão pessoas deixaram de ir às urnas neste domingo.

O número superou inclusive os votos que garantiram a Eduardo Paes o terceiro mandato à frente da Prefeitura da capital. Com todas as urnas apuradas, o democrata alcançou cerca de um milhão e seiscentos mil votos.

O índice de abstenção já vinha crescendo no Rio. No primeiro turno, ultrapassou os 32%. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, destacou que o cenário de pandemia do novo coronavírus contribuiu para a alta no número de eleitores que se abstiveram de votar.

Já na avaliação do cientista político e professor da PUC Rio, Ricardo Ismael, a falta de interesse em ambos os candidatos que disputaram o segundo turno explica o salto nas abstenções.

Ainda que não tenha sido a única razão, o medo de uma infecção por covid-19 e a própria doença afastaram alguns eleitores da urna. Esse foi o caso de

Yngrid Antunes, de 27 anos. Formada em Serviço Social, ela conta que começou a apresentar os sintomas dias antes do segundo turno.

Até então, o maior número de faltosos em um segundo turno no Rio tinha sido registrado em 2016, quando o atual prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, derrotou Marcelo Freixo, do PSOL. No último pleito, em 2018, o total de pessoas que optaram por não a votar no segundo turno chegou a um milhão e 300 mil.///

 

 

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo