TSE alerta para notícias falsas ligadas às eleições
As eleições estão chegando. O 1º turno já é daqui a 10 dias. E o Tribunal Superior Eleitoral está de olho nas informações falsas que circulam sobre o processo eleitoral e a segurança das urnas. São aquelas lendas que rodam por aí sempre em ano eleitoral e que, em vez de ajudar, só atrapalham.
Por exemplo, os boatos de que a urna eletrônica não é segura. Pelo contrário. Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a urna é segura sim. Ela foi criada em 1996 e, nesses 24 anos, não houve registro de fraude identificada. Ele ainda acrescenta: não é verdade que apenas o Brasil use a urna eletrônica. Outros 25 países também utilizam esse sistema de votação. Para ele, é esse tipo de desinformação que pode interferir na opinião do eleitor.
O TSE ainda recebe denúncias de tentativas de fraudes, de irregularidades ou até de mensagens excessivas e não-solicitadas recebidas por whatsapp de pessoas ou candidatos desconhecidos. Para isso, basta acessar a página do Tribunal no endereço na internet: tse.jus.br. A assessora especial da Presidência do TSE, Roberta Gresta, explica que, até agora, mais de 1.000 denúncias de mensagens recebidas por whastapp foram apresentadas, o que resultou, até o momento, no banimento de 256 contas.
E ela ainda dá uma dica, em tempos de eleição. Aliás, que deve valer sempre: checar a informação antes de repassar. Ver as fontes oficiais ou sites de notícia confiáveis. Segundo Roberta Gresta, muita gente ganha com a indústria da desinformação. E se você quer denunciar alguma irregularidade nessa campanha, é só ir no site do TSE: tse.jus.br.
![Butantan/Divulgação Brasília (DF) 01/02/2024 - Butantan publica no NEJM dados que demonstram que vacina da dengue protege 79,6% dos imunizados
Foto: Butantan/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 18/11/2024 -Entidades e ouvidoria lançam relatório Flávio Jorge Rodrigues da Silva, na câmara municipal de São Paulo. O relatório foi produzido pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 16/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Sede do Procon no shopping Venâncio 2000](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)