TSE alerta para notícias falsas ligadas às eleições

Tribunal pede para que cidadãos chequem as informações recebidas

Publicado em 05/11/2020 - 12:55 Por Paula de Castro - Brasilia

As eleições estão chegando. O 1º turno já é daqui a 10 dias. E o Tribunal Superior Eleitoral está de olho nas informações falsas que circulam sobre o processo eleitoral e a segurança das urnas. São aquelas lendas que rodam por aí sempre em ano eleitoral e que, em vez de ajudar, só atrapalham.

Por exemplo, os boatos de que a urna eletrônica não é segura. Pelo contrário. Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a urna é segura sim. Ela foi criada em 1996 e, nesses 24 anos, não houve registro de fraude identificada. Ele ainda acrescenta: não é verdade que apenas o Brasil use a urna eletrônica. Outros 25 países também utilizam esse sistema de votação. Para ele, é esse tipo de desinformação que pode interferir na opinião do eleitor.

O TSE ainda recebe denúncias de tentativas de fraudes, de irregularidades ou até de mensagens excessivas e não-solicitadas recebidas por whatsapp de pessoas ou candidatos desconhecidos. Para isso, basta acessar a página do Tribunal no endereço na internet: tse.jus.br. A assessora especial da Presidência do TSE, Roberta Gresta, explica que, até agora, mais de 1.000 denúncias de mensagens recebidas por whastapp foram apresentadas, o que resultou, até o momento, no banimento de 256 contas.

E ela ainda dá uma dica, em tempos de eleição. Aliás, que deve valer sempre: checar a informação antes de repassar. Ver as fontes oficiais ou sites de notícia confiáveis. Segundo Roberta Gresta, muita gente ganha com a indústria da desinformação. E se você quer denunciar alguma irregularidade nessa campanha, é só ir no site do TSE: tse.jus.br.

Edição: Fabiana Pelles

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo