Eleitor que não justificou ausência no 1º turno de 2020 pagará multa

Só o pagamento deixa a pessoa em dia com a Justiça Eleitoral

Publicado em 20/01/2021 - 15:15 Por Leandro Martins - Brasília

O eleitor que não compareceu ao primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 e não justificou a ausência até o dia 14 de janeiro, precisa justificar porque não foi votar e, além disso, vai ter que pagar multa.

É o caso da diarista Simone Montenegro, de 47 anos. Ela mora em Planaltina de Goiás e não votou nas últimas eleições - e nem justificou. E explica porque prefere pagar.

O valor da multa é simbólico – R$ 3,51 –, mas se não for pago pode render uma boa dor de cabeça ao eleitor, pois significa que a pessoa não está em dia com a Justiça Eleitoral.

E, por conta disso, o eleitor fica sem poder obter passaporte ou tirar carteira de identidade, fazer ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizadas pelo governo, além de outros impedimentos.

Pagar a multa é fácil. Basta emitir a guia, pela internet, no endereço www.tse.jus.br, menu Serviços Serviços ao Eleitor, opção Quitação de Multas.

Os cartórios eleitorais recebem a notificação do pagamento da multa em até 48 horas e, em seguida, já podem dar baixa e regularizar a situação do eleitor. No caso de pessoas que estavam no exterior no dia da eleição, o prazo para justificar é de até 30 dias após o retorno ao país.

Já quem não votou no segundo turno, tem mais alguns dias para se justificar à Justiça Eleitoral: o prazo encerra no dia 28 de janeiro.

 

 

Últimas notícias
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região do Marajó, no estado do Pará, para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo