Eleições municipais de outubro terão recorde de eleitores no Brasil

Quase 160 milhões de pessoas vão às urnas em mais de 5.500 cidades

Publicado em 06/09/2024 - 13:08 Por Renato Rineiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Daqui a um mês, eleitores dos mais de cinco mil municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é a maior eleição municipal de todos os tempos. No primeiro domingo de outubro, dia 6, acontece o primeiro turno das eleições e quase 160 milhões de pessoas vão às urnas em mais de 5.500 cidades do país.

Serão escolhidos representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 

Já o segundo turno será em 27 de outubro. Mas somente em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Mas, atenção, em eleições municipais, não há voto em trânsito.

Ou seja, quem não estiver no seu domicílio eleitoral e não puder votar, terá de justificar a ausência.

Essa justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título ou ainda, no dia da eleição, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral. O formulário está disponível no site do TSE.  

Quem não apresentar a justificativa terá um prazo de 60 dias, após cada turno, para explicar a ausência. 

Isso pode ser feito no e-Título, no Sistema Justifica, no site do TSE, ou ainda por meio do envio do Requerimento pelos Correios. 

A Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição em separado. Então, caso não vote nos dois turnos, o eleitor deverá fazer duas justificativas.

Além disso, os eleitores que pediram a transferência temporária do local de votação já podem consultar, no e-Título ou no site do TSE, onde vão votar no pleito municipal. 

Edição: Samia Formiga / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo