Triplica o número de refugiados participantes das Olimpíadas no Japão

35 refugiados vão participar na condição de atletas independentes

Publicado em 20/07/2021 - 08:00 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Yonas Kinde, de 36 anos, nasceu na Etiópia, mas teve que deixar o país em 2012, quando passou a viver como refugiado em Luxemburgo, um pequeno país na Europa Ocidental,

Por ser refugiado, em 2016 ele defendeu a bandeira olímpica na maratona no Rio de Janeiro.

Agora, em 2021, volta a disputar os jogos. Mas, desta vez Yonas vai representar Luxemburgo, país que o acolheu e lhe concedeu a nacionalidade.

O número de refugiados que vão participar na condição de atletas independente triplicou em comparação à última edição das Olimpíadas. No Rio de Janeiro, em 2016, uma comitiva de 10 refugiados participou dos Jogos Olímpicos e das Paralimpíadas    Este ano, no Japão, serão 29 atletas disputando medalhas olímpicas e 6 paralímpicas.

A marca da equipe é a diversidade: atletas de 11 diferentes nacionalidades, acolhidos em 14 países diferentes.

Miguel Pachioni, Porta Voz da Acnur, Agência da Onu para refugiados, diz que essas pessoas,  perseguidas por diferentes motivos em seus países de origem, além de buscar a sobrevivência, querem uma oportunidade para mostrar seus talentos. E vão lutar pela bandeira olímpica, sem representar o país de origem.

Miguel Pachioni diz ainda que esses atletas disputam as provas em condições de igualdade e todos têm chances de medalhas. Nos últimos anos, além de apoio, receberam uma bolsa auxílio , fundamental para manter os treinamentos e o preparo físico.

A ACNUR estima que 26 milhões de pessoas estão na situação de refugiadas no mundo todo. A iniciativa de criar a equipe olímpica de refugiados é da Agência, que tem parceria com o Comitê Olímpico Internacional. Em Tóquio, os 35 atletas vão competir em 12 modalidades olímpicas.

Edição: Roberto Piza / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo