Desafio Solar Brasil Enel tem competição de barcos à energia solar

Publicado em 30/07/2023 - 12:33 Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro

 

O Desafio Solar Brasil Enel, competição de barcos movidos à energia solar está de volta em sua 16ª edição. Desenvolvida pela universidade federal do Rio de Janeiro, o evento terá sete provas para embarcações e uma prova de natação, que começam no dia primeiro de agosto e terminam no dia 6 na Praia de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Mas a execução vai depender do clima e das condições do mar. Mais de 20 instituições de ensino participam do Desafio, como a Universidade Federal Fluminense e a Universidade do Estado do Amazonas. De acordo com Ricardo Bogéa, professor e Coordenador do Projeto, a integração dos alunos desses diversos projetos de extensão é muito benéfica

Para o desenvolvimento das embarcações, as equipes são multidisciplinares, formadas por alunos de diferentes cursos. Uma delas é a equipe Araribóia, da Universidade Federal Fluminense. Daniel Mariano, faz parte da equipe há mais de um ano como projeto de conclusão do curso  

A regata vai premiar as três equipes com as melhores pontuações no somatório das provas. Mas o reconhecimento não se limita apenas ao desempenho na água. As Equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrerão a prêmios especiais dedicados ao esforço de divulgação científica, mostrando a importância de disseminar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis. Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel oferece uma programação ampla e diversificada, com palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais e minicursos gratuitos abertos ao público. O cronograma da competição e toda a programação está no site: desafiosolar.com.br

 

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo