Viva Maria: Brasil leva mais mulheres aos Jogos Olímpicos de Paris

Publicado em 15/07/2024 - 09:10 Por Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria - Brasília

Pela primeira vez na história a presença feminina brasileira superou a masculina nas olimpíadas. O Brasil tem 277 atletas classificados para os jogos, sendo 153 mulheres (55% da delegação). Lembrando que lá atrás, nos Jogos de Tóquio, o Comitê Olímpico Internacional estabeleceu a meta de que em 2024 os Jogos de Paris iriam ter paridade, ou seja, 50% de homens e 50% de mulheres. A meta foi cumprida, mas o Brasil foi além.

Para a jornalista Marilia Arrigoni, essa conquista advém de um trabalho progressivo e das conquistas sucessivas das mulheres brasileiras nos jogos. 

“Apesar de em Tóquio as mulheres não terem sido em maior número na delegação brasileira, elas foram as que mais ganharam medalhas de ouro. Inclusive as que mais subiram em pódios também pelo Brasil. Isso é a questão que a gente sempre bate: representatividade. Imagina você, as campeãs olímpicas em 2016, aqui nos Jogos do Rio, foram a Martine Grael e Kahena.  Então é isso, é todo um processo que aos poucos outras garotas vão percebendo que podem, então percebem também o incentivo. Isso de fato, políticas públicas, os próprios projetos sociais incentivando as meninas no esporte. E aí a gente vai colhendo agora esses frutos.”

Marilia Arrigoni lembra que, no futebol, o time feminino é a esperança brasileira, já que o equipe masculina não se classificou. 

“O futebol brasileiro está sendo representado pelas mulheres, e é claro que a gente vai torcer muito. A gente está num grupo muito difícil que tem a Nigéria na estreia. A Nigéria é um time difícil. Depois tem Japão também. E aí tem a campeã mundial, a Espanha. Então, o que a gente avançar já seria um ótimo passo para a seleção feminina. É claro que a gente vai torcer muito por todas elas.”

A jornalista destaca que o Brasil tem chances de medalhas em várias categorias. Entre os destaques estão ginástica artística, skate, com Rayssa Leal; judô, com Rafaela Silva e Mayra Aguiar; no boxe a Bia Ferreira; e no vôlei de praia Ana Patrícia e Duda.

Os Jogos Olímpicos de Paris terão a cobertura da TV Brasil a partir do dia 26 de julho, a data da abertura oficial.
 

Edição: Mara Regia / RP

Últimas notícias
Esportes

Brasil avança às quartas no Mundial de Vôlei Sub-17

O Mundial de Vôlei Feminino Sub-17 está sendo realizado na cidade de Lima, no Peru. É a primeira edição deste torneio. No jogo contra o Egito, o Brasil venceu por 3 a 1

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça mineira manda empresa encerrar a mineração na Serra do Curral

Todas as atividades na Mina Corumi, que é explorada pela Empresa de Mineração Pau Branco, devem ser paralisadas. A extração mineral no local é proibida.

Baixar arquivo
Geral

CNJ autoriza inventário extrajudicial mesmo com herdeiro menor incapaz

Pela regra aprovada, os cartórios deverão enviar a escritura pública de inventário ao Ministério Público, que deverá dar parecer favorável ou desfavorável. Podendo o MP, inclusive, considerar a divisão injusta.

Baixar arquivo
Economia

Servidores de agências reguladoras aceitam reajuste de 27%

A expectativa é que o acordo seja assinado formalmente nesta quarta-feira (21), no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

CBF sorteia jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Ficou decidido que a fase contará com o confronto entre Flamengo e Bahia; a disputa entre Vasco e Athletico Paranaense; e o embate envolvendo Corinthians e Juventude.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria se une ao grupo "Juntas por Maria da Penha”

O movimento é uma resposta às fake news e ameaças contra a ativista e escritora Maria da Penha Maia Fernandes, que inspirou a lei de combate à violência contra as mulheres.

Baixar arquivo