História Hoje: Maior Participação Feminina nas Olimpíadas de Amsterdã

Publicado em 12/08/2024 - 06:51 Por História Hoje - Brasília

Acendimento da primeira pira olímpica e aumento da participação de mulheres foram algumas das novidades que marcaram as Olimpíadas de Amsterdã, na Holanda. A nona edição foi realizada entre os dias 28 de julho e 12 de agosto de 1928 e, pela primeira vez, foi chamada de Jogos Olímpicos de Verão para ser diferenciada das competições de inverno.

Amsterdã inovou com uma pira olímpica instalada no topo de uma torre do Estádio. Foi a primeira vez que ocorreu o acendimento do fogo simbólico, que se tornou um dos momentos mais esperados das cerimônias de abertura. No total, 2.883 atletas de 46 nações participaram dos Jogos de Amsterdã. Pela primeira vez, o desfile das delegações começou com os atletas da Grécia, por ser o berço das Olimpíadas, e terminou com o país anfitrião. Esse protocolo foi adotado nas edições seguintes e virou uma tradição.

Nos Jogos de 1928, as mulheres foram autorizadas a competir na ginástica artística e em cinco provas de atletismo. Na época, havia a visão de que alguns esportes não eram seguros para mulheres, e a participação feminina em algumas competições foi questionada. Fatos falsos e preconceito geraram notícias de que a corrida de 800 metros tinha sido extenuante e desastrosa. Depois disso, as mulheres ficaram impedidas de correr provas de mais de 200 metros nos Jogos até 1960.

Um ato de gentileza entrou para a história nos Jogos de Amsterdã. Uma família de patos apareceu nas quartas-de-final do remo. O australiano Henry Pearce parou para dar passagem aos animais. A paradinha não comprometeu o desempenho do atleta, que venceu a prova e, depois, conquistou a medalha de ouro.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional.  Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação:  José Carlos Andrade

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Edição Web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo