Refrigerantes fora! Campanha pede a retirada das bebidas em olimpíadas

Publicado em 07/08/2024 - 17:18 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma Campanha global quer a retirada de refrigerantes dos Jogos Olímpicos. Mais de 80 organizações de todo o mundo pedem ao Comitê Olímpico Internacional que pare de anunciar a marca Coca-Cola e não aceite futuros patrocínios de empresas que prejudicam a saúde pública e o meio ambiente.

Um vídeo nas redes sociais pede que, em vez disso, aceite patrocínios de empresas que promovam saúde e sustentabilidade. A ideia faz parte da campanha global “Kick Big Soda Out of Sport”, que numa tradução livre significa chutar os refrigerantes pra fora do esporte.

A campanha sugere ao Comitê Olímpico Internacional que, ao retirar a grande indústria de bebidas açucaradas das Olimpíadas, mostrará ao mundo que não está apenas empenhado em falar sobre esses valores, mas verdadeiramente empenhado em tornar o mundo um lugar melhor através do esporte.

Um trecho da campanha diz: Você acha que patrocinar eventos esportivos nos fará esquecer as garrafas plásticas nos oceanos?

A diretora executiva do Instituto Desiderata, Renata Couto, fala sobre a associação de marcas de tabaco com eventos esportivos ocorrida há décadas passadas e alerta para a urgência de regulamentação governamental e de eliminar a vinculação com os ultraprocessados.

“A partir de quando ficou pacificado que o tabaco faz mal à saúde, o estado interviu e proibiu esse tipo de divulgação. A gente precisa trilhar o mesmo caminho com os ultraprocessados. São produtos nocivos à saúde. E, da mesma forma que substituímos as marcas de cigarro nesse tipo de patrocínio, somos perfeitamente capazes de criar outras alternativas de apoio para eventos esportivos”.

Renata Couto explica que essas propagandas podem gerar consequências que podem se estender pela vida inteira de quem se expõe a elas.

“Preocupa muito essa presença ostensiva de marcas de refrigerantes e bebidas açucaradas nesses eventos, sobretudo, às crianças e adolescentes. A gente sabe que se trata de uma estratégia de marketing muito eficiente para fidelizar esses públicos desde cedo. Podendo moldar um comportamento de consumo alimentar que não é saudável e vai gerar impacto na saúde dessas pessoas a curto, médio e longo prazo”.

O apoio à causa pode ser demonstrado pela assinatura de uma petição virtual no site: www.kickbigsodaout.org/

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

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