logo Radioagência Nacional
Geral

Grupo de solidariedade resgata auto-estima de mulheres com câncer

Baixar
Pollyane Marques
31/10/2014 - 09:18
Brasília

Cuidar da autoestima das mulheres que estão com câncer, é fundamental para a recuperação. Essa é a receita das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília para aliviar os sintomas da doença e do tratamento. A organização, além de distribuir cestas básicas, apoio psicológico, e estrutura para as mulheres depois do diagnóstico, também cuida da beleza das doentes, confeccionando perucas, maquiando as que saíram da rádio ou da quimioterapia. Tudo isso para mostrar que a doença não é o fim da vaidade e da beleza feminina.

 

A coordenadora de voluntários da Rede Feminina, Vera Lúcia Bezerra, conta que, muitas pessoas acham que doar perucas é algo fútil, mas ela defende que não é.

 

Aquelas que querem receber o apoio da Rede Feminina fazem um cadastro e são atendidas sempre que necessário. E foi nesse cadastro que a dona de casa, Maria Tereza do Santos de 43 anos, conheceu as voluntárias da rede, que hoje ela chama de “anjos de rosa”. Maria Tereza ia se casar quando soube que estava doente, para que ela se sentisse linda durante a cerimônia, as voluntárias providenciaram novas madeixas e que se pareciam com os fios escuros e encaracolados que ela perdeu durante o tratamento. Depois de muitos dias de tristeza, Maria Tereza sorriu.


Atualmente, só o câncer de mama, faz cerca de 12 mil vítimas por ano no Brasil, de acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer. Neste ano quase 57 mil mulheres devem ser diagnosticadas com a doença. Para o médico do INCA, Arn Migoviski, atitudes simples podem prevenir a doença.

 

Organizações como a Rede Feminina estão espalhadas por todo o país. As instituições precisam de doações de cabelos para a confecção das perucas e de produtos de higiene para serem distribuídos às pacientes. Procure uma perto de você. Doe. Faça um mulher sorrir novamente.

x