MP do Rio recorre da decisão que mantém aumento de passagens de ônibus

Publicado em 06/01/2015 - 17:01 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai recorrer de decisão da Justiça que mantém o reajuste das tarifas do transporte municipal.

 

Nesta segunda-feira, a Justiça negou liminar movida pelo MP para suspender o aumento das passagens de ônibus.

 

 De acordo com o juiz que analisou o caso, a prefeitura ainda pode explicar detalhadamente os motivos do reajuste.

 

O promotor de Direito do Consumidor, Rodrigo Terra, diz que o reajuste é inconstitucional e viola o contrato de concessão.

 

O jurista quer que o aumento seja considerado abusivo. Além do pedido de liminar para conter o aumento, a promotoria vai instaurar inquérito civil para apurar o valor das tarifas.

 

 

Desde sábado a passagem passou de 3 reais para 3 reais e 40 centavos. O ministério público diz que pelo contrato o reajuste deveria ser de 6%, o que significa que o valor cobrado passaria para de 3 reais e 20 centavos.

 

De acordo com a prefeitura, o reajuste obedece a determinação do Executivo estadual para que as concessionárias de ônibus aumentem o número de coletivos com ar-condicionado.

 

A expectativa é que até o final deste ano, metade da frota de cerca de 9 mil ônibus seja climatizada.

 

 

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que não comentaria a ação movida pelo MP.

 

 

A Rio Ônibus, Sindicato das empresas, divulgou nota em que diz que o reajuste anual da tarifa está previsto no contrato de concessão celebrado entre a prefeitura do Rio de Janeiro e os consórcios Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca.

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: governador reconhece dificuldade de resgate e faz apelo

Eduardo Leite alertou as pessoas em áreas de risco que saiam de suas casas e busquem locais seguros.

Baixar arquivo
Geral

Saiba o esquema de segurança do Concurso Nacional Unificado

As provas serão no domingo (5). Pela manhã, os portões abrem às 7h30, com prova objetiva de conhecimentos gerais e a redação. À tarde, a entrada é às 13h, com provas de conhecimentos específicos para nível superior, e conhecimentos gerais para o nível médio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência física lidera violações contra pessoas em situação de rua

As denúncias foram recebidas pelo Disque 100, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Um melhor treinamento para as polícias, além da oferta de abrigos, são apontados como fundamentais no combate à violação dos direitos das pessoas em situação de rua. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Amazonas

Devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a partida entre Internacional x Juventude foi adiada para o dia 10 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco será investigada por homicídio culposo

A mulher já estava sendo investigada por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A defesa entrou com pedido de conversão da prisão para domiciliar e para que a cliente responda ao processo em liberdade.

Baixar arquivo
Geral

Rio receberá reforço de 1,5 mil policiais civis para show da Madonna

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente irá funcionar na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, em Copacabana. Também serão montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Gávea.

Baixar arquivo