Aumenta o número de homicídios em decorrência de intervenção policial no Rio

Publicado em 20/03/2015 - 18:12 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de homicídios decorrentes de intervenção policial, os chamados autos de resistência, aumentou 48,2% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

Foram 56 casos registrados em 2014, passando para 83 em 2015. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Segurança Pública, subordinado à Secretaria de Segurança do estado.

 

O assessor de direitos humanos da Anistia Internacional, Alexandre Ciconello, avalia como preocupante o dado. Ele ressalta que o número de autos de resistência também aumentou no ano passado, comparado a 2013, o que revela a necessidade de mudança na forma de atuação da polícia.

 

SONORA

 

Outro dado que chamou a atenção, mas de forma positiva, foi a redução no número de homicídios dolosos. Em fevereiro de 1991, quando teve início a série histórica, foram notificados 732 casos.

 

Agora, foram 324, uma redução de 55,74%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 32,8%, com 482 homicídios. Foi menor número para o mês de fevereiro nos últimos 24 anos no Rio. Para Alexandre Ciconello, a redução é muito positiva.

 

SONORA

 

No trânsito, os casos de homicídio culposo registraram queda. Fevereiro teve o menor número de vítimas de acidentes de trânsito nos últimos 15 anos no estado, com 134 vítimas no mês.

 

Também houve redução nos registros de estupro. Foram 555 casos em fevereiro do ano passado e 346 no mesmo período este ano, uma redução de 37.7%.

Últimas notícias
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva intensa; uma morte foi confirmada

Nas últimas 48 horas, o estado tem sido atingido por temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. 

Baixar arquivo
Política

Execução de políticas públicas para povos indígenas teve queda em 2023

Apesar do orçamento autorizado inicialmente ter sido 25% maior, a execução financeira do órgão ao longo do ano foi de cerca de R$ 590 milhões, enquanto que em 2022 ficou em pouco mais de R$ 666 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Deputado é o 1º parlamentar condenado por violência política de gênero

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta que chuvas no RS podem piorar no fim de semana

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 30 alertas vermelhos com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Baixar arquivo
Geral

Sobe para 31 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

As chuvas intensas dos próximos dias podem provocar a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo