Em 2030, o planeta deve enfrentar um déficit de água de 40%. É o que aponta o relatório da Organização das Nações Unidas “Água para um mundo sustentável”, lançado mundialmente nesta sexta-feira (20).
De acordo com o texto, a única solução para impedir a diminuição de água no planeta é aprender a usar o recurso de forma sustentável. É o que afirma umas das coordenadoras do relatório, Michela Miletto.
Sonora: “Vamos precisar de mais água para sustentar o aumento da população mundial e também para produzir mais alimentos. A água é necessária para o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico. Se trata de gerenciar melhor os recursos hídricos que temos. Tomar as melhores decisões: como vamos repartir a água entre diferentes usuários para garantir a utilização de maneira eficiente, de modo que água no futuro seja uma facilitadora para o desenvolvimento sustentável e não limitadora”.
Segundo as previsões, no período de 2000 a 2050, o aumento do uso de água na indústria é estimado em 400%. O número de pessoas sem acesso à água potável e saneamento em áreas urbanas deve agravar ainda mais a crise.
O texto aponta que governos como o Brasil devem se esforçar para oferecer instalações sanitárias adequadas em comunidades carentes. O documento classifica como inaceitável a pobreza no país e afirma que bairros sem saneamento colocam em risco o abastecimento de água nessas regiões.
Michela Miletto destaca que a água exerce um papel fundamental para a igualdade social.
Sonora: “Os recursos hídricos e os serviços relacionados com a água, como a água potável e o saneamento, têm sido um a fator chave nos avanços conseguidos nos últimos 30 anos, os quais contribuiram para melhorar a saúde, produção de alimentos, proteção do meio ambiente, igualdade social e o crescimento econômico”.
O documento também defende que é necessário limitar a construção de usinas termelétricas e hidroelétricas. Juntas, produzem 95 % da energia do planeta, e demandam uma grande quantidade de água. Por isso os países devem investir em energias renováveis, como solar e eólica.




