logo Radioagência Nacional
Geral

Vítimas de enchentes no AC podem pedir adiantamento de benefícios

Baixar
Michelle Moreira
08/03/2015 - 11:45
Brasília

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, esteve em Rio Branco, capital do Acre neste sábado. O objetivo da visita foi buscar a efetiva antecipação de pagamento de benefícios previdenciários aos segurados, em Brasileia e Rio Branco, vítimas das enchentes do Rio Acre. Nestas duas cidades foi decretado estado de calamidade. São cerca de 37 milhões destinados a mais de 40 mil beneficiários.

 

Na última sexta-feira, o Ministério da Previdência Social publicou uma portaria autorizando o INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, a antecipar o repasse.

 

De acordo com o ministro, será adiantada uma parcela do Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social a aposentados, pensionistas, além de idosos e pessoas com deficiência.

 

O adiantamento não é automático. Quem quiser o benefício deve solicitar nas agências do INSS. Só não poderá pedir a parcela adiantada os contemplados com auxílio doença.

 

No início desta semana, o governo liberou dois milhões e meio de reais para ajudar o estado. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também anunciou que 966 unidades já construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida estão disponíveis para abrigar as famílias que perderam suas casas durante a enchente.
 

Também está prevista a entrega de 17 mil kits emergenciais autorizados pela Defesa Civil Nacional para ajudar o estado. Além de duas mil cestas de alimentos enviadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

 

Neste sábado, foi mais um dia de vazante no nível do Rio Acre, em Rio Branco. Depois que alcançou a cota histórica de 18,4 metros na noite de quarta-feira, na última medição, o manancial alcança 17,3 metros. Mais de três mil famílias estão nos 26 abrigos montados na capital acreana.

 

Com a constante vazante, o governo do Estado e prefeitura já começam a planejar a operação de limpeza dos bairros.

x