Brasil tem 22 cidades entre as 50 mais violentas do mundo

Publicado em 07/05/2015 - 15:43 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Das 50 cidades com as maiores taxas de homicídio do mundo, 22 são brasileiras. Em Ananindeua, no Pará, cidade onde mais se mata no Brasil,  e a sexta no mundo, são 125 mortes a cada cem mil habitantes.

 

Esse índice é 17 vezes maior do que a taxa mundial que fica abaixo de sete. A pesquisadora do Instituto Igarapé, Renata Gianinni, afirma que o mundo vive uma epidemia de homicídios mas que a situação é ainda mais dramática do lado de cá do globo.

 

Gianinni é a coordenadora do projeto Observatório de Homicídios, uma plataforma online que mostra dados oficiais de homicídios de todos os países do mundo. Com os mais de 56 mil assassinatos cometidos em 2012, o Brasil chegou a um índice de 29 mortes a cada cem mil habitantes. Em números absolutos, mata-se mais no Brasil do que na Índia, na Nigéria e no México.

 

Mais da metade das vítimas brasileira eram jovens com idades entre 15 e 29 anos. Alagoas é o estado onde se registrou a maior taxa e depois de Ananindeua, as cidades de Serra, no Espírito Santo, Fortaleza, no Ceará, João Pessoa, na Paraíba e Cariacica, também no Espírito Santo, completam a lista de cinco cidades mais violentas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo