Das 50 cidades com as maiores taxas de homicídio do mundo, 22 são brasileiras. Em Ananindeua, no Pará, cidade onde mais se mata no Brasil, e a sexta no mundo, são 125 mortes a cada cem mil habitantes.
Esse índice é 17 vezes maior do que a taxa mundial que fica abaixo de sete. A pesquisadora do Instituto Igarapé, Renata Gianinni, afirma que o mundo vive uma epidemia de homicídios mas que a situação é ainda mais dramática do lado de cá do globo.
Gianinni é a coordenadora do projeto Observatório de Homicídios, uma plataforma online que mostra dados oficiais de homicídios de todos os países do mundo. Com os mais de 56 mil assassinatos cometidos em 2012, o Brasil chegou a um índice de 29 mortes a cada cem mil habitantes. Em números absolutos, mata-se mais no Brasil do que na Índia, na Nigéria e no México.
Mais da metade das vítimas brasileira eram jovens com idades entre 15 e 29 anos. Alagoas é o estado onde se registrou a maior taxa e depois de Ananindeua, as cidades de Serra, no Espírito Santo, Fortaleza, no Ceará, João Pessoa, na Paraíba e Cariacica, também no Espírito Santo, completam a lista de cinco cidades mais violentas.