logo Radioagência Nacional
Geral

Hospital do Rio fará mutirão de cirurgia de mão

Baixar
Dylan Araújo
09/07/2015 - 17:06
Rio de Janeiro

Pacientes que aguardam por uma cirurgia de mão na fila do Into, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia podem ter o tempo de espera reduzido.

 

 

Nesta semana, o INTO realiza um mutirão de cirurgia de mão, que aumentou em até cinco vezes o número de vagas da grade regular.

 

 

 Estão previstas cem cirurgias de mão para corrigir problemas comuns, que exigem procedimentos de baixa a média complexidade, como a síndrome do túnel do carpo.

 

 

No mutirão, a preferência é pelos procedimentos cirúrgicos que exigem menor tempo de internação, que não costuma passar de três horas.

 

 Com isso, é possível atender mais, em um período menor de tempo. O fluxo de chegada de pacientes de baixa e média complexidade, que em tese poderiam ser atendidos em outras unidades, acaba aumentando a fila do INTO, que é destinado a procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e de alto custo.

 

 

De acordo com o Chefe do Centro de Cirurgia da Mão do INTO, Dr. Anderson Monteiro, o mutirão ajuda a enfrentar o desafio de equilibrar o atendimento aos diversos níveis de complexidade cirúrgica, que o instituto recebe.

 


 

A equipe que atua no mutirão é formada por três cirurgiões de mão e 20 profissionais da área de enfermagem. De acordo com o INTO, o número de cirurgias deste ano pode aumentar a marca de 2014, em cerca de 40%.

 

No ano passado inteiro, foram realizadas 7.560 cirurgias. Este ano, mais de 5 mil cirurgias foram realizadas, apenas no primeiro semestre. A meta é terminar 2015 com 10 mil e 500 cirurgias.

x