logo Radioagência Nacional
Geral

Sistema de esgoto deixa de fora 70% do Semiárido

Baixar
Edwirges Nogueira
12/01/2016 - 19:36
Fortaleza (CE)

Dos 14 milhões de pessoas que moram nas áreas urbanas do Semiárido brasileiro, cerca de 10 milhões não são beneficiadas com coleta de esgoto sanitário. A estimativa consta do livro “Esgotamento Sanitário: Panorama para o Semiárido brasileiro”, lançado pelo Insa, Instituto Nacional do Semiárido.

 

Das mais de  1.100 cidades da região, apenas 21% realizam o serviço. O semiárido cearense apresenta a melhor cobertura: 45% das sedes municipais são atendidas por sistema de esgoto.

 

A boa cobertura, no entanto, não garante o atendimento de toda a população. Dos 7 milhões de pessoas que moram nessas áreas urbanas cobertas por sistema de esgoto, mais da metade não é beneficiada.

 

No Ceará, por exemplo, são atendidas apenas 34% da população que vive nas sedes municipais onde há esgotamento sanitário.

 

A pesquisa do Insa mostra ainda que a maioria das sedes municipais com sistema de coleta de esgoto possui estações de tratamento. Mas a situação do restante das cidades preocupa, pois os dejetos coletados são lançados diretamente em valas a céu aberto ou em corpos hídricos, expondo os habitantes das cidades a diversas doenças.

x