logo Radioagência Nacional
Geral

Promotoria diz ter provas de que Lula é dono de triplex

Baixar
Cátia Rodrigues
10/03/2016 - 20:15
Brasília

Promotores de Justiça afirmaram, nesta quinta-feira (10), que possuem provas concretas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é proprietário do apartamento triplex no Guarujá, no litoral paulista.

 

O ex-presidente Lula nega ser o dono do imóvel. Em nota, o Instituto Lula também rebate a denúncia do Ministério Público de São Paulo, alegando que não tem base na realidade. Segundo a instituição, o ex-presidente Lula não estaria ocultando patrimônio algum porque o imóvel citado não é dele.
 

Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo apresentaram, nesta quarta-feira, denúncia contra o ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro devido à ocultação da propriedade desse imóvel e por falsidade ideológica.
 

A mulher do ex-presidente Lula, Marisa Letícia, e o filho do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também foram denunciados e ambos por lavagem de dinheiro.
 

Os promotores afirmaram que as investigações apontam irregularidades nas transações entre a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) e a construtora OAS, que assumiu a responsabilidade de terminar a construção dos imóveis.

 

A suspeita é de que a construtora OAS, investigada na Operação Lava Jato, teria reservado o apartamento triplex para o ex-presidente Lula e a família dele. É o que ressalta o promotor Cássio Conserino.
 

A denúncia dos promotores foi apresentada, nesta quarta-feira, à quarta Vara Criminal da Justiça de São Paulo. Além do ex-presidente Lula, de sua mulher e de seu filho, foram denunciadas outras 13 pessoas.
 

Se um juiz aceitar a denúncia, o ex-presidente Lula e os demais denunciados passam a ser réus na ação penal.


* O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras seis pessoas. A Justiça ainda vai decidir se aceita o pedido e a denúncia apresentada ontem. Não há data para essa avaliação.

x