Mais de 4,2 mil agências bancárias seguem fechadas em função da greve dos bancários. A estimativa é do sindicato da categoria, que afirma que a adesão à greve cresceu 14% desde a última terça feira, quando começou a paralisação.
Só em São Paulo, cerca de 50 mil bancários cruzaram os braços. Entre outras reivindicações, eles pedem reajuste do salário e abono de R$ 3,3 mil. Apesar de maior adesão, clientes que encontraram agências bancárias funcionando nem chegaram a perceber a greve. Já aqueles que depararam com as portas fechadas, têm opiniões diferentes.
Entre 25 setores da economia, os bancos aparecem no topo da lista entre os que mais lucraram no primeiro trimestre 2016. Sozinhos, os cinco maiores bancos: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander registraram R$ 29,7 bilhões em lucros.
Os bancários reivindicam aumento de 14,78%, sendo que 5% de ganho real, descontada a inflação. Na sexta feira, a categoria rejeitou a proposta de 7% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Está marcada uma nova assembleia para esta segunda-feira (12), para definir os caminhos da greve.