História Hoje: Brasil teve regime parlamentarista durante cerca de um ano e meio

Publicado em 02/09/2016 - 06:00 Por Apresentação América Melo - Brasília

Em 2 de setembro de 1961, o Congresso Nacional aprovava o parlamentarismo no Brasil. O regime durou menos de 17 meses, sem realizar mudanças significativas na política e na economia do país.

 

O parlamentarismo foi a fórmula encontrada para viabilizar a posse do vice-presidente João Goulart e evitar um possível golpe de Estado.

 

A implantação do regime parlamentar surgiu após a renúncia de Jânio Quadros. Os militares, em dois momentos, nos dias 28 e 30 de agosto, deixaram claro as restrições ao vice João Goulart, que estava em viagem a China.

 

Se por um lado os militares mostravam suas insatisfações, por outro, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, promovia a chamada Campanha da Legalidade, que mobilizava a resistência em favor de seu cunhado, João Goulart nos estados do Sul e Sudeste.

 

Lideranças do Congresso Nacional agiram rápido para evitar a crise, numa tentativa de manter a democracia que vigorava desde 1946.

 

A proposta foi aprovada no Congresso após uma semana de intensas negociações e uma emenda a Constituição que estabeleceu o regime parlamentarista foi promulgada no dia 3 de setembro. A emenda reduzia os poderes do presidente da República e por isso mesmo teve o apoio dos militares.

 

Nos bastidores trabalharam intensamente políticos como Amaral Peixoto, que presidia o maior partido da época, o PSD; os também pessedistas deputado Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, José Maria Alkmin, Martins Rodrigues e Nelson Carneiro: os petebistas Almino Afonso e San Tiago Dantas e o senador Afonso Arinos, da UDN.

 

Entre as figuras de projeção nacional mais envolvidas com a solução do impasse, o deputado Tancredo Neves acabou por se tornar primeiro-ministro, com a aprovação do seu nome pelo Congresso Nacional no dia 8 de setembro, dia seguinte a posse de Jango na presidência da República.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

 

 

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo