Trânsito na Esplanada nesta sexta estará bloqueado; esquema de segurança inclui revistas
A secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal preparou um esquema especial na Esplanada dos Ministérios para acompanhar as manifestações nesta sexta-feira (28). De acordo com o secretário de Segurança Pública, Edval de Oliveira, os dois sentidos da Esplanada serão bloqueados para veículos.
Sonora: “Nos dois acessos da S1 e da N1, próximo da catedral, a partir daquele ponto, não passa nenhum veículo. E todas as pessoas que passarem serão revistadas e filtrado todo e qualquer material periogoso. A princípio, a partir daquela barreira na catedral, não passará nenhum material perigoso, nem pedras, muito menos flecha."
Cerca de 200 homens da Força Nacional estão concentrados no Ministério da Justiça, mas, segundo o general Freire Gomes, da Secretaria Executiva de Segurança Institucional, os agentes não vão atuar em caso de confronto com os manifestantes. De acordo com o general, a Força nacional foi destacada para proteger os prédios do governo federal.
Sonora: “Nós acompanhamos em parceria, integrados com a Secretaria de Segurança Pública e com os órgãos federais de segurança pública também, todas as mnifestações, até mesmo para garantir que as manfestações possam ocorrer nas melhores condições para todos."
Em nota, o governo do Distrito Federal informou que a Força Nacional só atua se houver pedido expresso do governador, Rodrigo Rollemberg, o que não foi feito.
Também nessa quinta-feira (27), foi assinado, na sede Polícia Civil, o Protocolo Tático Integrado das Manifestações. O documento é uma espécie de manual para os 48 órgãos de segurança pública, inteligência e defesa antes, durante e após uma manifestação popular, na Esplanada dos Ministérios.
De acordo com o secretário Edval de Oliveira , o documento só formaliza a integração dos órgãos de segurança, o que, na prática, já vem acontecendo em outros protestos.
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Dinheiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo Brasília (DF) 20/10/2024 - Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (RS)
Foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 15/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante entrevista coletiva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Rick Wilking/Proibida reprodução dólar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)