logo Radioagência Nacional
Geral

"Vinícius Neres foi frio, calculista e insensível", diz juiz sobre assassino de Louise Ribeiro

Condenado a 23 anos
Baixar
Anna Luisa Praser
04/04/2017 - 13:16
Brasília

O estudante Vinícius Neres Ribeiro foi condenado a 25 anos, mas teve a pena reduzida para 23 anos de prisão. Fatores como não ter antecedentes criminais e ser uma pessoa que sempre demonstrou ser responsável, trabalhador e estudioso contribuíram para a redução da pena.

 

A determinação é que a pena seja cumprida inicialmente em regime fechado. Vinícius não poderá recorrer em liberdade porque foi considerado perigoso para sociedade.

 

Na sentença, o juiz destaca o caráter frio, calculista e insensível com que Vinícius agiu. Afirma que ele foi capaz de demonstrar preocupação e solidariedade com o pai da vítima, poucas horas depois de ter matado Louise Maria da Silva Ribeiro.

 

Vinícius Neres não aceitava o fim do relacionamento. E sua defesa tentou retirar a acusação de feminicídio do processo, mas, durante o julgamento, os jurados reconheceram esse qualificador. Para o promotor do Ministério Público, Amom Albernaz, a classificação de feminicídio muda o olhar sobre esse tipo de crime.

 

Sonora: “Qual que é a importância desta nomeação especial para explicar a matança de mulheres? É superarmos o paradigma da passionalidade. Não explicar esses crimes como sendo fatos isolados ou decorrentes de homens monstruosos. Ou ter uma explicação patológica, mas explicar que esses crimes são o ápice da desigualdade de direitos de homens e mulheres.”

 

Uma das características do feminicídio é a violência doméstica. Para que o assassinato seja considerado feminicídio é necessário que exista algum vínculo entre a vítima e o agressor, segundo o Jorge Otávio de Teixeira, especialista na Lei do Feminicídio.


Sonora: “Se foi usado método cruel. Se foi motivo torpe, não importa. No feminicídio, ele já está num grau superior, mais grave. Esse perfil do homem violento é que causa isso. Então, é muito importante a mulher identificar isso, o perfil violento do seu companheiro no início do relacionamento.”

 

De acordo com dados da Polícia Civil, divulgados pelo Ministério Público, em 2016,  foram 37 ocorrências relacionadas ao crime de feminicídio.

 

 

* Louise Ribeiro foi assassinada no dia 10 de março de 2016. Atraída por Vinícius a um dos laboratório de biologia da UnB, ela foi morta por asfixia após ingestão de clorofórmio. Vinícius usou produtos químicos para destruir o corpo da estudante e ateou fogo no cadáver de Louise posteriormente.

 

x