História Hoje: Saiba como foi a trajetória do atleta João do Pulo

História Hoje

Publicado em 29/05/2017 - 07:02 Por Carmen Lúcia - Brasília

Empinar pipa, jogar bola ou simplesmente andar em um carrinho de rolimã deveria ser uma realidade na vida do pequeno João Carlos de Oliveira. Mas, órfão de mãe, com apenas sete anos, ele precisou trabalhar como lavador de carros.

 

E foi somente passando da adolescência para fase adulta que a cinzenta vida de sacrifícios começou a mudar de cor. O treinador Pedro Henrique de Toledo, mais conhecido como Pedrão, olhou para aquele rapaz alto e magrelo e percebeu o potencial que ele tinha como atleta.

 

Pedrão apostou e ganhou.  A sucessão de vitórias consagrou João Carlos de Oliveira como atleta. E João era mesmo um campeão, acumulou muitas vitórias. 

 

Em 1973, escreveu definitivamente seu nome na história. João quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.  Virou um atleta especializado em saltos.

 

Seus feitos foram destaque várias vezes nas primeiras páginas dos jornais. Recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo e no salto em distância.

 

Logo o Brasil e o mundo começaram a chamá-lo de João do Pulo. 

 

Mas, em 22 de dezembro de 1981, João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta cruelmente encerrada. Um acidente automobilístico custou-lhe a amputação da perna direita. Perder a perna e deixar as competições lhe roubaram a alegria de viver.

 

Deprimido e alcoólatra, o atleta passou os últimos anos de sua vida solitário. Sua maior companhia? A bebida. Com dificuldades financeiras, chegou a ser preso por não pagar pensão alimentícia a um de seus dois filhos.

 

Mas, ainda que infeliz e decadente, seu feito como atleta ninguém poderia apagar. E João depois que se despediu dessa vida virou selo e carimbo. Uma homenagem póstuma dos Correios pelos 41 anos do recorde estabelecido por ele no Pan de 1975.

 

João do Pulo morreu em 29 de maio de 1999 de cirrose hepática e infecção generalizada.

 

Pesquisa, texto e edição: Patrícia Leite

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Carmen Lúcia

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo