Ato no Rio lembra os 15 anos da morte do jornalista Tim Lopes

Tim Lopes

Publicado em 02/06/2017 - 16:58 Por Lígia Souto - Brasília

Um ato na praia de Copacabana marcou os 15 anos da morte do jornalista Tim Lopes, assassinado no dia 2 de junho de 2002, enquanto fazia uma reportagem sobre o abuso de menores e tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. A manifestação foi uma iniciativa da família do jornalista e organizada pela ong Rio de Paz.

 

Foram fixados nas areias da praia oito painéis com fotos de Tim Lopes e os nomes dos jornalistas brasileiros que também foram mortos no exercício da profissão. Uma lista extensa, extraída do site da Ong Repórteres Sem Fronteiras, que traz o nome de 37 jornalistas mortos nos últimos 11 anos. Entre eles, o cinegrafista Santiago Andrade, que morreu depois de ser atingido na cabeça por um rojão enquanto cobria uma manifestação em 2013.

 

A irmã de Tim, Tânia Lopes, chegou por volta das dez e meia da manhã e distribuiu rosas vermelhas nas fotos expostas na praia. Ela disse que a homenagem é digna para família e todos que se solidarizam com a profissão dos jornalistas, destacando a importância da sociedade continuar lutando para garantir a liberdade de expressão.

 

O diretor do Sindicato dos Jornalistas do município do Rio, Jorge Antônio Barros, disse que a morte de Tim Lopes foi um “divisor de águas na cobertura jornalística da cidade”.

 

O fundador da ONG Rio de Paz, Antônio Costa, ressaltou o valor da atividade jornalística e da necessidade do poder público de zelar pela segurança dos profissionais da área, indispensáveis, segundo ele, para a democracia.

 

Durante o ato, os organizadores solicitaram aos repórteres, cinegrafistas e fotógrafos presentes, que depositassem os equipamentos de trabalho em um tecido preto que foi estendido em frente aos cartazes.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo