Rock in Rio não contratará catadores de recicláveis para o evento

Lixo

Publicado em 15/09/2017 - 12:57 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado do Rio emitiram uma recomendação conjunta para que a organização do Rock in Rio contrate imediatamente redes de catadores de material reciclável para atuarem na Cidade do Rock, a exemplo do que ocorreu nas Olimpíadas.


Apesar da notificação, as redes de catadores, que já vinham tentando negociar o trabalho com a organização do evento, receberam a informação de que a contratação não vai ser possível.


A solução encontrada, em diálogo com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, foi que a própria companhia recolha o material e leve até os locais informados pelas redes de catadores.


Claudete Costa, representante do Rio de Janeiro no Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, lamentou a recusa da organização do Rock in Rio.


Nas Olimpíadas, um acordo que envolveu o Comitê Olímpico e órgãos públicos, catadores e catadoras foram contratados por um diária de R$ 90, com o estabelecimento de carga horária, além de benefícios como vale transporte e alimentação.


O defensor público federal Claudio Luiz dos Santos, coordenador do Grupo de Trabalho Catadores e Catadoras da Defensoria Pública, explica que a notificação à organização do Rock in Rio está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida em lei.


A recomendação foi dirigida também ao município do Rio, à Empresa Municipal de Turism (Riotur), à Comlurb, e à Liga Independente das Escolas de Samba, para que se contrate os catadores e catadoras no Carnaval de 2018.


A organização do Rock in Rio foi procurada via assessoria de imprensa para responder sobre a recomendação mas não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.


A Comlurb confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que vai levar o material reciclável recolhido na Cidade do Rock até as cooperativas cadastradas na companhia.

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo