logo Radioagência Nacional
Geral

Procuradores confirmam participação de Nuzman em festa conhecida como Farra dos Guardanapos

Operação Unfair Play
Baixar
Ligia Souto
05/10/2017 - 19:34
Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal confirmou a participação do presidente Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, na festa conhecida como Farra dos Guardanapos, em Paris.

 

O evento teria sido uma comemoração antecipada da escolha do Rio para sede dos Jogos Olímpicos. Nuzman e seu principal assessor, o diretor-geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner, foram presos nesta quinta-feira na operação Unfair Play segundo tempo.

 

Eles são acusados de intermediar a compra de votos para escolha do Rio como cidade sede dos Jogos.

 


A procuradora do MPF Fabiana Schnider disse que há material suficiente que comprova a participação dos dois no esquema e a presença de Nuzman na farra dos guardanapos.

 

De acordo com a procuradora, os pagamentos para a compra de votos ultrapassam os 2 milhões de dólares, divulgados inicialmente. Fabiana Schnider comentou, ainda, sobre a tentativa de ocultação na Suíça de 16 quilos de ouro por parte de Nuzman.

 

O advogado de Nuzman, Nelio Machado, disse, no entanto, que toda a receita do presidente do COB está compatível com os ganhos declarados no Imposto de Renda.

 


A operação Unfair Play, que faz uma menção a jogo sujo, é mais uma etapa da Lava Jato no Rio. Nuzman e Griner serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

x