logo Radioagência Nacional
Geral

Aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado por usuários entre 20 terminais

Aeroportos
Baixar
Sayonara Moreno
30/01/2018 - 18:35
Brasília

O aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado pelos usuários, entre vinte terminais participantes da pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes. As avaliações levam em conta os quatro últimos meses de 2017. Segundo o levantamento, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na capital paranaense, obteve nota quatro vírgula setenta e sete, numa escala que varia de um a cinco. depois de Curitiba, seguem bem avaliados os terminais de Viracopos, em São Paulo, Confins, em Belo Horizonte e o de Natal.


A maioria dos terminais aéreos estão com nota acima da média quatro – a meta do governo. No geral, todos avaliados tiveram uma variação positiva de um vírgula seis, no ponto de vista dos clientes que utilizam os espaços. Quem entende de viagem e utiliza muito os aeroportos brasileiros é a designer Cynara Vianna, de Recife, que tem um blog, na internet, sobre viagens. Para Cynara, os aeroportos brasileiros podem ser comparados com grandes terminais de outros países.


Cinco aeroportos do país foram incluídos depois na pesquisa, avaliados somente entre novembro e dezembro. São os das capitais Maceió, Goiânia, Vitória, Belém e Florianópolis. Desses cinco, o terminal Zumbi dos Palmares, em Maceió, apresentou a melhor avaliação dos passageiros, para o período, com nota pouco acima de quatro.


O único com média abaixo da meta foi o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, com nota 3,91. Apesar disso, teve melhora de quase quatro por cento em relação ao mesmo período de 2016. Para o Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, o terminal de Salvador continua sendo um desafio para o governo.

 

O Secretário Dario Lopes acrescentou que outro grande desafio é a melhoria no custo-benefício da alimentação, nas lojas e nos estacionamentos. Acima da meta do governo, mas com uma leve queda na avaliação dos viajantes, ficaram Galeão, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Este, por exemplo, teve piora atribuída ao aumento no fluxo de passageiros, o que demanda maior agilidade e disponibilidade dos serviços.

 

Entre as companhias aéreas, a Azul obteve a melhor avaliação nos quesitos espera no balcão de check-in, no tempo médio de espera para embarque e na restituição da última bagagem.
Os entr

x