Cirurgias urológicas demoram até oito anos no Tocantins

Saúde

Publicado em 12/01/2018 - 20:02 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Um relatório da Defensoria Pública Estadual do Tocantins mostra que os pacientes aguardam até oito anos por cirurgia de urologia no estado.

 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, em novembro do ano passado, 481 pacientes estavam à espera de cirurgias urológicas.

 

Com base nesses dados, a Defensoria Pública e o Ministério Público ajuizaram em setembro de 2017 uma ação civil pública com pedido de liminar. Esta semana, a Justiça determinou que o estado do Tocantins regularize os serviços de atendimento aos pacientes de urologia.

 

O estado deve providenciar, no prazo de 60 dias, a regularização do fornecimento de materiais e insumos necessários ao tratamento dos pacientes. Outra medida é relacionar os materiais que estão em falta para a realização dos procedimentos cirúrgicos urológicos.


.
No prazo de 40 dias, os pacientes que estão na fila de espera de urologia no Tocantins devem ser reavaliados. A Justiça exige ainda do estado um plano estratégico que garanta a oferta de cirurgias urológicas de forma organizada, para evitar novos atrasos.

 

A  Secretaria de Saúde do Tocantins afirma que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial, mas já trabalha no planejamento estratégico para efetuar o cumprimento da sentença.

 

Materiais e insumos necessários ao tratamento dos pacientes de urologia já teriam sido licitados, restando apenas, a efetivação da entrega pelos fornecedores.
 

Últimas notícias
Cultura

Primavera dos Museus: 900 instituições têm programação especial

Evento começa nesta segunda-feira, com mais de 2 mil atividades. A edição deste ano tem foco em acessibilidade e inclusão.

Baixar arquivo
Geral

Lula discursa na abertura da Cúpula do Futuro da ONU

O evento acontece em Nova Iorque e tem como temas o avanço da paz, o desenvolvimento sustentável e a promoção da dignidade humana.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo