Trocando em Miúdo: Confira dicas sobre matrícula e reajuste de mensalidades escolares

Trocando em Miúdo

Publicado em 04/01/2018 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.


Ano novo vida nova uma ova. Tem coisa que continua. Por exemplo. Dívida atrasada. Outra. Pagamento dos impostos da casa e do carro. Mais uma. Matrícula da escola dos filhos. Mesmo se for pública, tem roupa, caderno, material escolar e tal. Outro exemplo. E se os pais estiverem em atraso com os pagamentos do ano passado da escola dos filhos neste ano? Vamos nessa.

 

A gente conversa então com a vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. Matrículas da escola dos filhos. Antes de sair comprando o material escolar. Primeira coisa. Tem pais que não pagaram as contas do ano passado na escola dos filhos. A escola, pode, neste caso, não aceitar a matrícula para este ano?

 

Lembrando ainda, Maria Inês Dolci, que no caso de pais inadimplentes na escola dos filhos, o nome deles pode ficar sujo na Serasa e, com isso, todas as escolas particulares ficarem sabendo disso e não aceitarem a matrícula. Pode isto?

 

Só para fechar esta parte. O melhor mesmo, no caso dos pais inadimplentes na escola dos filhos eles podem renegociar, acertar uma parte e tal. É por aí?

 

Vamos em frente. Reajuste das matrículas das escolas particulares. Uma coisa que chama atenção, aliás, que nem nos planos de saúde coletivos. A escola costuma reajustar o preço das matrículas acima da inflação, ao contrário dos salários dos pais. Vice-presidente da Proteste, outra vez eu pergunto. A escola pode reajustar do jeito que quiser? 


Reajuste da matrícula da escola particular dos filhos bem acima da inflação. Repetindo. É isso?

 

Mais uma coisa. Este reajuste da matrícula escolar acima da inflação passada passa a valer a partir de quando, Maria Inês Dolci, vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores?

Então, tá. Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional.

 

Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo