logo Radioagência Nacional
Geral

Trocando em Miúdo: Confira dicas sobre matrícula e reajuste de mensalidades escolares

Trocando em Miúdo
Baixar
Apresentação Eduardo Mamcasz
04/01/2018 - 02:00
Brasília

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.


Ano novo vida nova uma ova. Tem coisa que continua. Por exemplo. Dívida atrasada. Outra. Pagamento dos impostos da casa e do carro. Mais uma. Matrícula da escola dos filhos. Mesmo se for pública, tem roupa, caderno, material escolar e tal. Outro exemplo. E se os pais estiverem em atraso com os pagamentos do ano passado da escola dos filhos neste ano? Vamos nessa.

 

A gente conversa então com a vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. Matrículas da escola dos filhos. Antes de sair comprando o material escolar. Primeira coisa. Tem pais que não pagaram as contas do ano passado na escola dos filhos. A escola, pode, neste caso, não aceitar a matrícula para este ano?

 

Lembrando ainda, Maria Inês Dolci, que no caso de pais inadimplentes na escola dos filhos, o nome deles pode ficar sujo na Serasa e, com isso, todas as escolas particulares ficarem sabendo disso e não aceitarem a matrícula. Pode isto?

 

Só para fechar esta parte. O melhor mesmo, no caso dos pais inadimplentes na escola dos filhos eles podem renegociar, acertar uma parte e tal. É por aí?

 

Vamos em frente. Reajuste das matrículas das escolas particulares. Uma coisa que chama atenção, aliás, que nem nos planos de saúde coletivos. A escola costuma reajustar o preço das matrículas acima da inflação, ao contrário dos salários dos pais. Vice-presidente da Proteste, outra vez eu pergunto. A escola pode reajustar do jeito que quiser? 


Reajuste da matrícula da escola particular dos filhos bem acima da inflação. Repetindo. É isso?

 

Mais uma coisa. Este reajuste da matrícula escolar acima da inflação passada passa a valer a partir de quando, Maria Inês Dolci, vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores?

Então, tá. Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional.

 

Acesse aqui as edições anteriores.

x