Homem com meningite é internado no Distrito Federal

Saúde

Publicado em 16/03/2018 - 19:00 Por Danyele Soares - Brasília

Um homem com meningite está internado no Hospital Regional da Asa Norte, no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente está medicado e segue o protocolo de tratamento da doença. Ainda segundo o órgão, ele não é morador do DF.

 

O caso se soma a outros dois confirmados no DF este ano. Além desses, o chefe do Cerimonial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Carlos Antônio Vieira Júnior, foi internado com suspeita da doença e, após exames, o problema foi confirmado. Pessoas próximas ao servidor foram examinadas, inclusive o presidente da Casa, deputado Joe Valle, mas a doença foi descartada.

 

No ano passado, o DF registrou 102 casos de meningite com 11 mortes. E em 2016, 99 pessoas contraíram a doença e 10 morreram.

 

A doença também preocupa o estado do Maranhão, onde três pessoas morreram com suspeita de meningite. De acordo com a Secretaria de Saúde estadual, um caso está confirmado e outros dois estão em análise. Mesmo assim, o órgão descarta possibilidade de surto da doença.

 

O caso mais recente é o de uma jovem de 18 anos morreu em uma Unidade de Pronto-Atendimento com suspeita da doença. Segundo a secretaria, foram feitas coletas de amostra para exame e o caso está em análise pelo laboratório de referência Adolfo Lutz, em São Paulo.

 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

 

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença.

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo