CNJ proíbe gastos com academia para magistrados no Rio

Benefício

Publicado em 28/06/2018 - 20:48 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio vai cumprir a determinação de fechar uma academia de ginástica instalada na sede do órgão para atender aos magistrados e seus parentes.

 

A decisão foi divulgada por membros do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, que suspenderam de forma unânime o repasse de verbas mensais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para custear as despesas com a academia. O convênio foi considerado ilegal pelo plenário do órgão.

 

As despesas destinadas ao pagamento dos custos da academia eram de mais de R$ 5 milhões por cinco anos de vigência. Além dos profissionais de educação física, estavam previstos gastos com remunerações de um gerente, um assistente administrativos, um gerente de qualidade e uma copeira. Apenas os magistrados associados a uma sociedade privada sem fins lucrativos, tinham direito ao benefício.

 

O convênio é ilegal para o relator que analisou o documento apresentado pelo Sind-Justiça, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Riode Janeiro, ministro Luciano Frota.

 

Segundo Frota, não há previsão formal de custeio, por parte da Corte de Justiça, da remuneração dos funcionários responsáveis pelas atividades administrativas ou de apoio. De acordo com a decisão, a falta de chamamento público, procedimento obrigatório para aferir a qualificação técnica e a capacidade operacional da entidade para a gestão do convênio foi determinante para a proibição.

 

Entre os serviços oferecidos pela academia estavam aulas de alongamento, defesa pessoal, musculação, yoga e personal trainer. A Associação dos magistrados Brasileiros também foi procurada e informou que não vai se posicionar sobre o assunto.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo