Depósito de materiais pesados perto do Rio Paraíba do Sul preocupa população de Volta Redonda

Meio Ambiente

Publicado em 20/06/2018 - 17:09 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Moradores de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, estão preocupados com o crescimento de um depósito de metais pesados oriundos da produção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) à beira do Rio Paraíba do Sul, fonte de abastecimento de água de 80% da região metropolitana do estado.

 

A presidente da Comissão Ambiental Sul, Adriana Vasconcellos, relata problemas como cheiro forte, sujeira além de doenças respiratórias que já afetam moradores de bairros próximos ao local onde os resíduos estão se acumulando. Segundo ela, a população local quer o fechamento do depósito administrado por uma empresa multinacional contratada pela CSN.

 

O Instituto Estadual do Ambiente, o INEA, informou em nota que a empresa contratada pela CSN para administrar os resíduos possui licença de operação que está em processo de renovação.

 

Segundo o órgão, novas alternativas para reduzir o volume de material estocado já foram requisitadas à empresa como condicionante da renovação da licença. Mas Adriana Vasconcellos se preocupa também com o risco de contaminação do rio que abastece a maior parte da região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o INEA, após vistorias no depósito, foram pedidas adequações ambientais necessárias. Ainda segundo o órgão estadual, ao longo de oito anos, a empresa atende às solicitac o es feitas e a nova licença de operação deve ser emitida em breve.

 

Em nota, a CSN garantiu que o material armazenado não é perigoso e não representa qualquer risco ao meio ambiente ou a saúde. A empresa disse ainda que negocia com órgãos públicos a doação desse material que classifica como estéril e é usado na fabricação de cimento que pode recuperar estradas fluminenses.

 

O pedido de fechamento de depósito chegou ao Ministério Público Federal e foi julgado extinto pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O TRF considerou o caso de competência da Justiça Estadual. Até o fechamento dessa reportagem, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça não confirmou a existência do processo que pode estar sob sigilo. 

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo