Novas regras poderão retirar feirantes do shopping popular de Brasília

Recadastramento

Publicado em 18/06/2018 - 16:33 Por Dayana Vitor - Brasília

Feirantes que já trabalham há anos no Shopping Popular, localizado próximo a antiga Rodoferroviária, poderão ficar sem exercer a atividade. Muitos não se encaixam nas novas regras para funcionamento de feiras e quiosques do Distrito Federal previstas em decreto desde o ano passado.

 

O texto estipula que poderão ter a nova autorização de uso do espaço público aqueles que comprovarem a ocupação do box ou trailer por dois anos. Também é necessário não ter débitos com o governo de Brasília ou a administração da feira.

 

Mas a maioria das feirantes possui dívidas, como é o caso de Jeová da Silva. Ele trabalha no Shopping Popular há quase dez anos, mas devido ao pouco movimento no local, mal consegue sobreviver. Por isso, ele não conseguiu pagar várias taxas, mas se candidatou a nova autorização de uso do box.

 

A feirante, Camila Alves, também corre o risco de perder dois boxes no shopping popular. Ela possui uma permissão antiga válida por 15 anos e se recusa a assinar o novo documento que garante que ela continue no espaço.

 

Mas existem exceções, como a feirante Cleonice Maria de Jesus. Ela possui dois boxes e já conseguiu a nova autorização precária para uso do espaço. Ela acha justo que os devedores não tenham o novo documento.

 

O secretário adjunto das cidades, Daniel Pereira de Araújo, explica porque todos os feirantes do Distrito Federal, não apenas do shopping popular, precisam passar pelo recadastramento.

 

Segundo a Secretaria das Cidades, após o processo de autorização precária de uso dos boxes, a pasta vai elaborar editais de licitação para legalizar os espaços.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo