logo Radioagência Nacional
Geral

Governo pretende acelerar obras em todo o país para inaugurá-las até o final do ano

Governo Federal
Baixar
Danyele Soares
24/10/2018 - 14:12
Brasília

A quase 70 dias do fim do mandato do presidente Michel Temer, o governo pretende acelerar 20 obras em todas as regiões do país para entregar ainda este ano.

 

O Programa Chave de Ouro vai investir R$ 1 bilhão para finalizar e inaugurar os empreendimentos. Segundo o Planalto, o dinheiro vem do remanejamento de recursos.

 

Entre as obras que serão finalizadas estão o aeroporto de Macapá, no Amapá, o Porto de Vitória, no Espírito Santo, o lançamento do submarino convencional Riachuelo, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e o laboratório acelerador de elétrons Sirius, em Campinas. Esse será o primeiro empreendimento do programa a ser entregue, no próximo dia 15.

 

Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, as obras foram escolhidas por critérios de abrangência, relevância e por se tratarem de empreendimentos que não seriam entregues ainda este ano, mas foram acelerados em um esforço coletivo.

 

Questionado se a aceleração das obras seria uma tentativa de melhorar a popularidade do presidente, Marun negou.

 

No programa, ainda serão iniciadas as obras da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu, e o governo vai celebrar o acordo para a construção da terceira ponte, em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul.

 

Outra medida será a inauguração dos hospitais de Aparecida de Goiânia e do Pronto Socorro em Cuiabá, e do Anel Viário em Campo Grande. Também será inaugurada a obra que pretende levar a transposição do Rio São Francisco à Fortaleza.

 


Mas, de acordo com o ministro Marun, duas das 20 obras ainda dependem de aprovação de projeto de lei pelo Congresso Nacional.

x