Viva Maria: É tempo de revisar o texto e o jogo político em busca de um Brasil mais justo

Viva Maria

Publicado em 29/10/2018 - 09:18 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

No Dia Nacional do Livro, nosso Brasil começa a escrever, a partir de hoje, mais um capítulo na vida de sua jovem democracia. É tempo de revisarmos o texto que acabamos de finalizar com o resultado da eleição de ontem.

 

Passar a limpo as palavras de ódio e rancor que acirraram os ânimos de um país que se dividiu ao longo de toda a campanha eleitoral, principalmente nas redes sociais. Um grande amigo chegou a escrever no Facebook: é preciso amar as pessoas como se não houvesse eleições.

 

Agora temos que tentar zerar o jogo político em nome do Brasil que queremos cada vez mais justo, menos violento, mais feliz e igualitário. Preferencialmente, com mais mulheres no poder. A propósito: parabéns, governadora Fátima Bezerra. Mais uma vez o estado do Rio Grande do Norte honrou a luta dos movimentos feministas que sempre estiveram à frente do resto do país.

 

Foi em terra potiguar que a mulher primeiro conquistou o direito ao voto e ser votada, e fez história na literatura, música e na educação. De Clara Filipa Camarão, indígena brasileira considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil, à Nísia Floresta, educadora, escritora e poetisa, e, provavelmente, a primeira mulher a romper os limites entre os espaços públicos e privados, publicando textos em jornais numa época em que a imprensa nacional ainda era quase inexistente, o Rio Grande do Norte é mulher. Viva Maria! 

 

Quem dera a população feminina em nosso país tivesse o mesmo destino. Contudo, vamos saber, agora, se nós mulheres tivemos ou não um papel decisivo no segundo turno das eleições 2018. Com a palavra Raquel Preto, advogada e líder do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, do grupo Mulheres do Brasil. Seja muito bem-vinda ao nosso programa!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo