De 2004 a 2007, número de armas adquiridas superou campanha do desarmamento

Decreto presidencial

Publicado em 16/01/2019 - 05:45 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro flexibilizando a venda e a posse de armas de fogo traz de volta o debate sobre o desarmamento, o que já havia ganhado força durante a campanha eleitoral. 

 

Os pontos de vistas são antagônicos desde 2003, quando um referendo realizado no país limitou a venda e porte de armas. De lá até agora, a redação do estatuto já sofreu uma série de alterações.

 

O resultado das modificações, associado à sensação de insegurança, tem levado as pessoas a procurar nas armas um meio de defesa pessoal.

 

Dados fornecidos pela Polícia Federal ao instituto Sou da Paz, contrário ao armamento da população, revelou que o número de armas de fogo adquiridas entre 2004 e 2007 - quase 806 mil - supera o resultado da campanha do desarmamento, criada em 2004, quando foram devolvidas cerca de 704 mil unidades.

 

A coordenadora do Insituto Sou da Paz, Natália Polachi, destaca que, apesar de preocupantes, os números demonstram a efetividade da lei.

 

O membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, defende que o afrouxamento do Estatuto do Desarmamento elevará os índices de violência.

 

O número de homicídios no Brasil bateu o recorde brasileiro em 2016: foram mais de 62,5 mil, de acordo com o Atlas da Violência de 2018, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

E são esses dados que sustentam o discurso dos defensores da posse de armas, um deles é deputado federal e líder da bancada da bala no Congresso, Alberto Fraga.

 

Em 2013, ano em que o estatuto completou 10 anos, um estudo do Ipea avaliou que a taxa de assassinatos seria 12% maior se a lei do desarmamento não existisse.

 

 

* Com colaboração de Deográcia Pinto e produção de Renato Lima

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo