Rio: Secretarias estaduais têm 90 dias para mostrar resultados com corte de gastos
O governo do Rio de Janeiro entregou uma lista às secretarias estaduais, com a relação das despesas de cada área em que há possibilidade de cortes de gastos.
A medida faz parte do Programa de Reavaliação de Despesas Operacionais, que determina um corte de 30% no valor dos contratos administrativos em vigor.
O objetivo é reduzir as despesas do governo em R$ 636 milhões, para melhorar a situação financeira do estado e reduzir o déficit dos cofres públicos.
As secretarias terão até 90 dias para apresentar os resultados obtidos com as reduções nos contratos.
De acordo com o governo estadual, haverá corte de custos em contratos de informática, telefonia, serviços de transmissão de dados, combustíveis, energia elétrica, manutenção predial, locação de imóveis e veículos, além de serviços de vigilância, entre outros.
A determinação, no entanto, não se aplica às secretarias de Educação, Administração Penitenciária, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, Saúde e entidades vinculadas, além de instituições que exercem funções essenciais à Justiça, universidades e instituições estaduais de ensino e pesquisa, Federação de Agricultura Familiar e Fundo Estadual de Habitação e Interesse Social.