Viva Maria: Museu da Justiça resgata em exposição a memória da participação política feminina

Viva Maria

Publicado em 31/01/2019 - 04:33 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Nesta edição, nosso programa se despede deste sofrido janeiro ao som das vozes das mulheres que emprestaram sua força à luta pela conquista de nossos direitos.

 

Foi aberta ontem (30), no Rio de Janeiro, uma exposição essencial para quem quer aprender mais sobre a luta das mulheres do Brasil por seus direitos!

 

“Mulheres a hora e a voz – Direitos, conquistas e desafios”. Essa exposição vai continuar até 31 de maio no Museu da Justiça -Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), responsável pela iniciativa de traçar uma linha do tempo entre os primórdios do movimento feminista no mundo e no Brasil.

 

Destaque para os anos que marcaram, em nosso país, os principais avanços da cidadania feminina como 1879, ano em que as brasileiras conquistaram o direito de poderem se matricular em instituições de ensino superior até, mais recentemente, em 2006, com a promulgação da Lei Maria da Penha.

 

Contudo, no transcorrer desse tempo houve um período decisivo de participação cidadã das brasileiras: a Constituinte. E uma das feministas que mais se destacaram nessa luta atuando de forma efetiva para que a Constituição de 88 tivesse palavra de mulher é Jacqueline Pitanguy, à época presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

 

Hoje, ela é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia). Jaqqueline, em seu depoimento na exposição “Mulheres a hora e a voz”, empresta à memória nacional a real dimensão do protagonismo político das mulheres do Brasil.

 

Parabéns, Jacqueline!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

MEC divulga resultados da segunda chamada do Prouni

Os convocados na segunda chamada do Prouni têm que se apressar, pois o prazo para apresentar documentação que comprove as informações fornecidas no ato da inscrição começou hoje e vai até semana que vem, no dia 11.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: campanha arrecada potes de vidro para doação de leite materno

A Maternidade Leila Diniz e o Via Parque Shopping, ambos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, iniciaram nesta terça-feira (3) uma campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico rosqueada.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil vence México nos pênaltis e se classifica para final no futebol

A classificação veio após vitória contra México nos pênaltis por 4 a 1, já que o placar de 0 a 0 permaneceu até o final da prorrogação. O confronto foi realizado no estádio Ibaraki Kashima, na cidade de Kashima.

Baixar arquivo
Esportes

Martine Grael e Kahena Kunze ganham medalha de ouro na vela

Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato da classe 49erFX da vela olímpica

Baixar arquivo
Esportes

Flávia Saraiva fica em sétimo na prova de trave da ginástica artística

Fechando a participação brasileira na ginástica artística, a carioca Flávia Saraiva representou o país nesta terça-feira (3) na final da prova de trave na Olimpíada de Tóquio e ficou na sétima posição. A disputa aconteceu no Centro de Ginástica de Ariake, na capital Tóquio.

Baixar arquivo
Educação

Começa nesta terça-feira o prazo de inscrições para o Sisu

Para participar do Sisu, é necessário que a nota da redação tenha sido maior que zero e que o estudante não tenha feito a prova na condição de treineiro, aqueles estudantes que fazem as provas antes de concluírem o ensino médio.

Baixar arquivo