Reserva florestal em Manaus é alvo de grilagem; 107 lotes já tinham sido demarcados

Meio Ambiente

Publicado em 01/02/2019 - 12:28 Por Renata Martins - Brasília

Fiscais do Ipaam - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - barraram a ação de grileiros nas proximidades da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus.


O terreno, na área da comunidade chamada de Itaporanga, zona norte da capital amazonense, foi desmatado. Cento e sete lotes já tinham sido demarcados ilegalmente.


A madeira de derrubada era utilizada para construção de barracos. Além da devastação da floresta, os fiscais constataram a prática de caça de animais silvestres, dentro da reserva.


Ninguém foi preso na ação realizada nessa quinta-feira (31). De acordo com o Ipaam, os responsáveis pela invasão foram identificados e convocados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Meio Ambiente.


No local, policiais apreendera terçados, facões e destruíram construções improvisadas que já estavam sendo montadas.


A área será monitorada em tempo real pelo Ipaam com ajuda de drones. Também nesta semana, fiscais do instituto flagraram outro terreno de mais mil metros quadrados sendo desmatado na zona leste de Manaus. No local foram encontrados materiais de construção.

Últimas notícias
Geral

Chuvas do Rio Grande do Sul deixam 8 mortos e 21 desaparecidos

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul devem continuar até segunda-feira devido à atuação de um sistema frontal no sul do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa CNI: 8% levam mais de três horas no trajeto para o trabalho

Os longos trajetos entre os locais de trabalho impactam de forma direta na qualidade de vida das pessoas, afetando inclusive a saúde e produtividade profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz desenvolve protocolos de tratamento da esquistossomose

Cerca de um milhão de pessoas em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal vivem em risco de contrair a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água, xistose e doença do caramujo. Mesmo diante desse cenário traçado pelo Ministério da Saúde, ela está no grupo das chamadas doenças negligenciadas. Ou seja, que possui baixo investimento em pesquisa e, em geral, afeta as populações mais pobres, que moram em locais sem saneamento básico.

Baixar arquivo
Economia

Marinho cita criação de vagas formais em pronunciamento de 1º de maio

Com base em dados do Caged, o Cadastro de Empregados e Desempregados, o ministro lembrou a criação no primeiro trimestre do ano de quase 720 mil vagas formais, número que salta para 2,1 milhões desde o início do governo Lula.

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: 30 anos da morte de Ayrton Senna

No dia 1º de maio de 1994, aos 34 anos, o piloto morreu depois de bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

        

Baixar arquivo
Geral

IBGE aponta crescimento de trabalhadores sem carteira assinada

Com uma pandemia e uma crise econômica no meio, os últimos anos mostram que o trabalhador tem conseguido evitar a "desocupação", dentro de uma nova realidade que se consolida no mercado.

Baixar arquivo