Dia das vítimas de acidentes de trabalho é lembrado neste domingo; campanha alerta para prevenção

OIT

Publicado em 28/04/2019 - 12:37 Por Nelson Lin - Brasília

Dados do Ministério da Economia mostram que o setor da construção civil está entre os que mais incapacitam trabalhadores de forma permanente, por acidente ou doença de trabalho.

 

A quantidade de afastamentos por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil superou 142 mil em 2017. Na construção civil, o número ficou acima de 11 mil - o que corresponde a mais de 8% do total.

 

Além disso, em 2017, ocorreram mais de 500 mil acidentes de trabalho em todo o país. Na construção civil, foram aproximadamente 30 mil, o que equivale a cerca de 5% de todos os casos.

 

E enquanto a taxa de mortalidade no trabalho no Brasil é de 5 mortes para cada 100 mil vínculos trabalhistas, na construção civil é mais que o dobro: 11 casos para cada 100 mil.

 

As principais causas destes acidentes são impactos com objetos, quedas, choques elétricos e soterramento ou desmoronamento.

 

Estes dados são importantes para relembrar a segurança do trabalho, pois neste domingo, dia 28, é celebrado o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças por Acidente de Trabalho. A data foi estabelecida em virtude de um acidente que ocasionou a morte de 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. 

 

O setor da construção civil empregou mais de 1,8 milhão de pessoas em 2017, e devido a sua alta incidência de acidentes de trabalho, ele é um dos alvos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, lançada em abril pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e que se estende até novembro.

 

O tema da campanha deste ano é “O Brasil contra acidentes e doenças de trabalho, #chegadeacidentes”.

 

A intenção da mobilização é trocar a cultura de remediação do problema pela de prevenção de acidentes.

 

Haverá realização de seminários e debates coordenados pela secretaria em diversas regiões do país a partir de Junho. E, em outubro, haverá visitas às escolas para conscientizar desde já os estudantes da importância da segurança no trabalho.

 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2017, os acidentes e doenças consumiram 4% do PIB mundial; no Brasil isso representou prejuízos acima de R$ 200 bilhões.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo