logo Radioagência Nacional
Geral

Baixada Fluminense registra oito casos de feminicídios este ano

Rio de Janeiro
Baixar
Raquel Júnia
08/05/2019 - 14:42
Brasília

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio que investiga os casos de feminicídio no estado ouviu, nesta quarta-feira (8), o delegado da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, Moysés Santana.

 

O delegado relatou a experiência sobre a criação de um núcleo específico para tratar desses casos na delegacia.

 

Segundo ele, os números de 2019 já demonstram um aumento do crime na Baixada.

 

Até 30 de abril deste ano, foram registrados oito casos de feminicídio, enquanto em todo o ano de 2018 foram contabilizados 13 casos.

 

Moysés afirmou que delegados passaram recentemente por uma formação sobre a investigação de feminicídio e que a polícia vai oficializar um protocolo a respeito.

 

O coronel da Polícia Militar Márcio Oliveira Rocha, do Centro de Controle Operacional da corporação, também presente à audiência, informou que a violência doméstica está entre os três códigos de ocorrência mais frequentes do recebimento de chamadas pela Central 190.

 

Segundo ele, esse serviço também passará por uma reestruturação nos próximos meses para melhorar a integração entre as chamadas e o atendimento das demandas. 

 

Os dados do Dossiê Mulher divulgados há duas semanas pelo Instituto de Segurança Pública do Rio mostram que a cada cinco dias uma mulher é vítima de feminicídio no estado. 

 

Em 2018, 71 mulheres foram vítimas deste tipo de crime no Rio: 56% dos crimes foram cometidos pelos companheiros ou ex-companheiros. As mulheres são também as maiores vítimas dos crimes patrimoniais, lesão corporal dolosa e ameaça

x