Justiça do Rio autoriza liberação de 27 adolescentes que praticaram infrações sem gravidade

Degase

Publicado em 12/06/2019 - 14:56 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu, nessa terça-feira (11), liberdade assistida a 27 adolescentes que praticaram atos infracionais sem gravidade. 

 

Desse total, quatro se envolveram em furtos e o restante com tráfico de drogas sem uso de armas.

 

Com relação à origem dos adolescentes, três são da capital e os outros são de Nova Friburgo, na Região Serrana; Rio das Ostras e Cabo Frio, na Região dos Lagos; e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

 

A decisão foi tomada pela Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça e encaminhada ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), órgão do governo do estado responsável pela execução das medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, e aplicadas pelo Poder Judiciário a jovens em conflito com a lei.

 

Agora, cabe ao Degase entrar em contato com os familiares dos adolescentes beneficiados pela decisão.

 

Os do interior serão levados pelas famílias para suas cidades de origem e os juízes das Varas de Infância locais vão acompanhar a liberdade assistida. No caso do Rio, eles também serão entregues às famílias e acompanhados pelos juízes das Varas de Infância da Capital.

 

Outros casos possíveis de liberdade assistida estão sob análise da Justiça, e cerca de 400 menores infratores devem ser soltos no estado do Rio de Janeiro.

 

A medida foi determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que limitou a taxa de ocupação das unidades socioeducativas em até 119% da capacidade.

 

O Degase tem 25 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo nove de internação e o restante de semiliberdade.

 

Atualmente, as de internação estão com taxa de ocupação 86,6% maior que a capacidade máxima, enquanto que nas de semiliberdade há 142 vagas ociosas.

 

Além do Rio de Janeiro, a decisão de Fachin também vale para unidades de internação do Ceará, Bahia e Pernambuco.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo