Governo prorroga prazo para extinção de barragens a montante

Minas e Energia

Publicado em 12/08/2019 - 12:10 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O governo prorrogou o prazo para a extinção das barragens a montante, o mesmo tipo da que se rompeu em janeiro deste ano em Brumadinho.

 

Depois desse acidente, que deixou mais de 240 mortos, o Ministério de Minas e Energia proibiu barragens desse modelo e deu como prazo para o fim definitivo até 15 de agosto de 2021.


Agora, uma resolução publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial estende o prazo até setembro de 2022, 2025 ou 2027, a depender do volume da barragem.


Atualmente, existem mais de 80 barragens no modelo a montante em funcionamento no país: 43 delas são classificadas de “alto dano potencial”, quando há risco de rompimento.


A resolução publicada nesta segunda-feira estabelece também que a empresa responsável vai ter até o dia 15 de dezembro deste ano para concluir um projeto técnico de descaracterização da estrutura, seja com a estabilização da barragem existente ou a construção de uma nova estrutura à jusante, que é mais cara, porém, mais segura. E, para a conclusão dessa obra, terá até o dia 15 de setembro de 2021.


A resolução do Ministério de Minas Energia também define algumas regras para garantir a estabilidade das barragens de mineração. Entre elas, o estabelecimento de prazos para a implementação de monitoramento automatizado, acompanhamento em tempo real e período integral e instalação de sistema de sirenes em caso de emergência.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo