Alerj manda soltar deputados presos na operação Furna da Onça

Lava Jato

Publicado em 22/10/2019 - 19:07 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro autorizou nesta terça-feira a soltura de cinco deputados presos após terem sido reeleitos no ano passado.

 

Por 39 votos favoráveis e 25 contrários, foi aprovado o projeto de resolução que prevê a liberação, após a ministra do STF Carmem Lucia definir  que cabia a casa legislativa avaliar a situação dos parlamentares.

 

Além de Luiz Martins (PDT), André Correa (DEM) e Marcus Vinicius Neskau (PTB), que ingressaram com reclamação no STF, o benefício foi estendido também para Marcos Abrahão (Avante) e Chiquinho da Mangueira (PSC).

 

Todos foram presos no fim do ano passado na operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato no Rio. Eles são acusados  de participar de um esquema de propinas dentro da Alerj que teria sido montado pelo ex-governador Sérgio Cabral. 

 

Os cinco deputados ficam impedidos, no entanto, de exercer o mandato, formar gabinete e receber salário, uma vez que a posse deles está suspensa por decisão do Tribunal de Justiça.

 

O deputado Carlos Minc, do PSB, surpreendeu o campo da esquerda e votou pela soltura. Ele reconhece que a decisão da Alerj é impopular, mas ressalta que votou consciente e em defesa da lei. 

 

 

Contrário à liberação dos parlamentares, o deputado do PSDB, Luiz Paulo, lembra que as prisões preventivas dos parlamentares  já tinham sido chanceladas por várias instâncias.

 

O projeto de resolução aprovado vai ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. Somente após a publicação, a Alerj vai oficiar o Tribunal Regional Federal da Segunda Região sobre o resultado para que seja ordenada a soltura dos parlamentares.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo