Comandante diz que bombeiros mortos em incêndio usavam equipamentos modernos

Incêndio no Rio

Publicado em 18/10/2019 - 21:23 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadei, afirmou, na noite desta sexta-feira, que os agentes que atuaram no combate ao incêndio em uma boate, no centro da capital, estavam usando equipamentos modernos, incluindo cilindros de oxigênio. Ele também assegurou que todos eram bastante experientes, com mais de dez anos na corporação.


Segundo Robadei, os três bombeiros morreram por inalação de fumaça e as circunstâncias das mortes estão sendo investigadas.

 

O Coronel não soube explicar, no entanto, como a tragédia aconteceu, mesmo com a guarnição estando bem equipada.

 

Além dos mortos, houve três feridos, sendo um em estado mais grave. Ele foi operado em um hospital público e depois transferido para uma unidade de saúde da corporação, na zona norte carioca. Onde também estão internados outros dois bombeiros.

 

De acordo com ele, a primeira avaliação era que se tratava de um incêndio simples, sem nenhuma complicação. Mas ele ressaltou que o prédio, um sobrado antigo, tinha muitas divisórias que serviram de armadilhas e os agentes tiveram dificuldade para sair.

 

“Estava sob controle e fomos surpreendidos. É uma casa antiga, eles provavelmente tiveram dificuldade de sair e foram surpreendidos pela fumaça. Eles estavam com os melhores equipamentos do mundo. É um momento muito triste para o Corpo de Bombeiros. Perdemos três companheiros e estamos com outros três militares em observação. E nós nos solidarizamos com as famílias desses guerreiros, heróis”.

 

O administrador Marcio Bonom trabalha no prédio ao lado do sobrado que pegou fogo e contou que cerca de dez pessoas saíram do estabelecimento logo no início das chamas.

 

“Quando foi 11h40 o nosso técnico de segurança entrou na nossa sala de reunião informando que o edifício ao lado estava em princípio de incêndio. Quando fomos na escada externa, verificamos que realmente havia o incêndio, e tomados a decisão rápida de evacuar nosso prédio. Mais ou menos que eu contei que saíram do estabelecimento, eram umas 10 [pessoas]. Transtornados, abalados e tristes, mas nenhum com efeito de tóxico. Foi muito rápida a reação deles de sair”.

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, divulgou nota em que lamenta profundamente as mortes dos bombeiros. Witzel afirma que eles foram heróis que perderam a vida cumprindo o seu dever. O governador decretou luto de três dias em todo o estado, em homenagem aos bombeiros mortos.

Últimas notícias
Política

Lula se compromete a retomar negociações para reconstrução da BR 319

A rodovia, que vai ligar Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia, é alvo de controvérsias há décadas por cortar a região da floresta amazônica. Segundo o presidente, o importante é garantir que não vai haver desmatamento e grilagem de terra próximo à rodovia.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Brasil e oito países denunciam Daniel Ortega à ONU

O presidente da Nicarágua é acusado de violação de direitos humanos, tortura e repressão. E mais: chega a 127 número de mortos por causa de Tufão, no Vietnã; navios da Segunda Guerra submergem no rio Danúbio.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo