logo Radioagência Nacional
Geral

Ministério Público recomenda impugnação de sete candidatos a conselheiro tutelar no Rio

Eleições de domingo
Baixar
Fabiana Sampaio
07/10/2019 - 22:16
Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro recebeu 116 denúncias no domingo, durante a votação de membros para os Conselhos Tutelares do estado. Outras 13 comunicações de irregularidades relativas ao processo foram recebidas no sábado, totalizando 129 denúncias no fim de semana.

 

Apenas no município do Rio foram 58 registros, com a impugnação de sete candidaturas, a maioria por boca de urna e propaganda irregular. Segundo o MP, serão instaurados procedimentos administrativos para colher depoimentos de testemunhas e analisar as provas que podem resultar na impugnação de outros candidatos.

 

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral, que é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio, Carlos Laudelino, o resultado final das eleições deve ser publicado oficialmente até o fim desta semana, pois a comissão vai avaliar as impugnações feitas pelo MP. Segundo ele, em alguns casos há provas contundentes das irregularidades, e os candidatos serão excluídos do processo.

 

“A gente vai se reunir, vai contrapor, conversar para que entre em um ajuste, mas se o material for encaminhado como foi ontem, na apuração, com CD, com tudo, é incontestável. A comissão não tem o que argumentar, ela vai cumprir a solicitação do Ministério Público e impugnar esse candidato - inclusive candidato que ficou em segundo lugar na apuração. Esse candidato que foi impugnado com certeza vai judicializar, mas na esfera administrativa ele é afastado de imediato”.

 

Todo o processo eleitoral no município Rio foi feito em urnas eletrônicas. Segundo Laudelino, apesar de alguns problemas em relação a mudanças de locais de votação, como em áreas impactadas pelos tiroteios na última semana, os eleitores compareceram em peso. Foram 105 mil votantes, número superior à expectativa do Conselho.

 

O resultado parcial que seria divulgado nesta segunda-feira acabou atrasando devido a problemas em uma urna da zona sul, e deve ser divulgado nesta terça.

 

No município, 468 candidatos disputam 190 vagas de conselheiros, sendo 95 titulares e 95 suplentes, para o mandato 2020 a 2023.

x