Produção de castanhas de comunidades indígenas de RO deve bater recorde este ano

Safra 2019

Publicado em 26/10/2019 - 13:33 Por Maíra Heinen - Brasília

Produção de castanhas por comunidades Paiter Suruí, Cinta Larga e Sakyrabiat, em Rondônia, pode chegar a 300 toneladas em 2019, a maior safra dos últimos anos.

 

A boa estimativa se deve a novas áreas de castanhais exploradas e a utilização de maquinários que facilitam a coleta.

 

Segundo a coordenadora da cooperativa indígena Coopaiter, Elisângela Suruí, agora a meta da comunidade é, aos poucos, diminuir os intermediários e ofertar um produto com preços mais competitivo e com maior valor cultural agregado.

 

A Funai em Cacoal tem auxiliado os indígenas na coleta com maquinário. Quem explica é o coordenador da unidade, Ricardo Prado.

 

Para este ano, além de fornecer castanhas para empresas de municípios rondonienses e participar de programas de aquisição de alimentos, os indígenas pretendem iniciar a comercialização nos estados do Pará e Minas Gerais.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo