Quatro anos após rompimento da Barragem do Fundão, 5% das indenizações foram pagas em Mariana

Desastre de Mariana

Publicado em 16/10/2019 - 10:06 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Quatro anos após o rompimento da Barragem do Fundão, apenas cerca de 5% do total das indenizações foram pagas aos atingidos no município de Mariana. O levantamento é do Ministério Público (MP) de Minas Gerais.

 

Até o início do segundo semestre, apenas 140 pessoas, entre cerca de 3 mil atingidos fecharam um acordo sobre o valor da indenização. O promotor da Comarca de Mariana, Guilherme Meneguin, avalia que os processos estão lentos.

 

A Fundação Renova, criada pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP para fazer a reparação dos danos da tragédia, informa que até agosto deste ano foram pagos R$ 1,84 bilhão em indenizações e auxílios financeiros emergenciais, para cerca de 320 mil pessoas em toda a região atingida.

 

Das propostas apresentadas, a fundação diz que aceitou 98% delas.

 

O promotor de Mariana, contudo, argumenta que um único erro de cálculo na apresentação da proposta pode atrasar o acordo em até 90 dias.


O ex-morador de Bento Rodrigues, comunidade destruída pela lama, Antônio Pereira Gonçalves, conta que preferiu elaborar um dossiê para calcular o valor exato da indenização.
 

Ele pontua, contudo, que alguns atingidos optaram por não elaborar o dossiê e mesmo assim ainda não conseguiram receber a indenização. O promotor Guilherme Meneguin afirma que as dificuldades nas negociações têm levado à judicialização dos casos.

 

A indenização em Mariana, segundo a Fundação Renova, tem um processo diferente do restante da região impactada, em razão, entre outros fatores, da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público e pelas decisões dos próprios atingidos que escolheram que a negociação fosse realizada após a produção de um dossiê, por uma assessoria técnica.

Últimas notícias
Geral

Uso excessivo de redes sociais pode ser prejudicial para saúde mental

Muitos estudos associam a dependência da internet, em alguns casos, a transtornos mentais como depressão e ansiedade. 

Baixar arquivo
Política

Viva Maria celebra Macaé Evaristo no ministério dos direitos humanos

Macaé Evaristo foi indicada para o Ministério dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira após acusações de assédio sexual. Com essa nomeação, o governo Lula passa a contar com 10 mulheres na Esplanada dos Ministérios.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas Eliminatórias da Copa 2026

Nesta terça-feira, a Rádio Nacional transmite, a partir das nove e quinze da noite, todas as emoções de Paraguai e Brasil direto do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Baixar arquivo
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo