Dia Mundial da Gentileza: pequenos gestos podem fazer a diferença

Empatia e afeto

Publicado em 13/11/2019 - 22:11 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

No dia da gentileza, teve gente que se organizou pra distribuir abraços na Avenida Paulista ou flores na Vila Madalena. Gestos pequenos que para o empacotador Douglas Soares podem mudar o dia.


“Um bom dia, boa tarde, boa noite já melhora o dia. A pessoa já vê que você está com bom humor”.


A data foi criada por um grupo de ONGs em 1998 e foi colocada em prática pela primeira vez no Japão. Desde então, a ideia de interromper a rotina para garantir um tempo de gestos gentis vem se espalhando.


Milena Feitosa, que nem sabia da data, gostou, mas lembrou que gentileza não tem que ter dia certo.


“Tem que ser todos os dias. Gentileza gera gentileza”.


Uma corrente de afeto que fez bem para saúde de Rose Gomes. A supervisora de telemarketing é hipertensa e passou mal dentro de uma loja de eletrodomésticos. Foi acolhida por uma funcionária e o mal-estar virou coisa boa.


“Fiquei muito contente, porque as pessoas às vezes não fazem pequenas coisas. Às vezes uma palavra ajuda, e quando isso acontece eu acho bacana”.


Mas nem sempre é assim... Sem emprego, o vigilante Dorival José está trabalhando como entregador de aplicativos e, durante o trabalho, perdeu a carteira...


“Eu esperava uma gentileza, porque não foi dinheiro, foi documento, tem dificuldade para tirar. Às vezes a gente esquece que precisa ajudar o próximo. Gentileza, carinho, principalmente amor”


“Tomara que alguém ainda seja gentil, encontre sua carteira e entre em contato”


“Ainda está em tempo, são cinco horas de relógio, quem sabe Deus toca no coração”.


Além do dia mundial da gentileza, o Brasil também comemora, no dia 29 de maio, o dia nacional da gentileza. Data da morte do Profeta Gentileza, que andava pelas ruas do Rio de Janeiro espalhando cartazes sob os viadutos com mensagens de afeto. É ele o autor da frase ‘gentileza gera gentileza’.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo